Apêndice A. Gerir o seu sistema jessie antes da actualização

Índice

A.1. Actualizar o seu sistema jessie
A.2. Verificar a sua lista de fontes
A.3. Remover ficheiros de configuração obsoletos
A.4. Actualizar locales antigos para UTF-8

Este apêndice contém informação sobre como ter a certeza que pode instalar e actualizar os pacotes da jessie antes que actualize para a stretch. Deverá ser apenas necessário em situações específicas.

A.1. Actualizar o seu sistema jessie

Basicamente isto não é diferente de qualquer outra actualização de jessie que tem vindo a fazer. A única diferença é que primeiro tem de se certificar que a sua lista de pacotes ainda contém referências a jessie conforme é explicado em Secção A.2, “Verificar a sua lista de fontes”.

Se actualizar o seu sistema utilizando um mirror Debian, será automaticamente actualizado para a última versão da jessie.

A.2. Verificar a sua lista de fontes

Se alguma das linhas no seu /etc/apt/sources.list se referir a stable, já está efectivamente a apontar para stretch. Isto poderá ser não o que deseja se ainda não estiver pronto para o upgrade. Se já correu apt-get update, ainda pode voltar atrás sem quaisquer problemas seguindo o procedimento abaixo.

Se já instalou pacotes da stretch, então provavelmente já não fará muito sentido a instalação de pacotes da jessie. Neste caso terá que decidir se quer continuar ou não. É possível baixar de versão nos pacotes, mas este aspecto não é coberto aqui.

Abra o ficheiro /etc/apt/sources.list com o seu editor favorito (como root) e verifique todas as linhas que começam por deb http:, deb https:, deb tor+http:, deb tor+https: ou deb ftp:[6]para alguma referência a stable. Se encontrar alguma altere stable para jessie.

[Nota]Nota

As linhas do sources.list que comecem por deb ftp: e que apontem para endereços debian.org devem ser mudaras para deb http:. Veja Secção 5.1.2, “O acesso FTP a mirrors Debian será removido”.

Se tiver quaisquer linhas que comecem por deb file:, terá que verificar se o local para onde se referem contém um arquivo jessie ou stretch.

[Importante]Importante

Não altere nenhuma linha que comece por deb cdrom:. Ao fazê-lo pode invalidar a linha e terá que correr o apt-cdrom novamente. Não se alarme se uma linha da fonte cdrom refere unstable. Apesar de confuso, é normal.

Se efectuar algumas alterações, grave o ficheiro e execute

# apt-get update

para refrescar a lista de pacotes.

A.3. Remover ficheiros de configuração obsoletos

Antes de actualizar o seu sistema para stretch, é recomendado remover os ficheiros de configuração antigos (tais como os ficheiros *.dpkg-{new,old} em /etc) do seu sistema.

A.4. Actualizar locales antigos para UTF-8

Utilizar um locale antigo que não seja UTF-8 já não é suportado por software de desktops e de outros projectos de software originais desde à muito tempo. Tais locales devem ser atualizados correndo dpkg-reconfigure locales e escolher com UTF-8. Deve também assegurar que os utilizadores não ultrapassem o predefinido ao utilizarem um locale antigo no seu ambiente.



[6] Debian irá remover o acesso por FTP em todos os seus mirrors oficiais em 2017-11-01. Se o seu sources.list contiver um nome debian.org, por favor considere mudar para deb.debian.org. Esta nota só se aplica a mirrors hospedados por Debian. Se utilizar um mirror secundário ou um repositório de terceiros, então estes poderão ainda suportar o acesso por FTP após essa data. Em caso de dúvida, por favor consulte os operadores no caso de dúvida.