Capítulo 3. Sistema de instalação

Índice

3.1. Quais as novidades do sistema de instalação?
3.1.1. Grandes mudanças
3.1.2. Instalação automatizada

O Instalador Debian é o sistema de instalação oficial para o Debian. Ele oferece vários métodos de instalação. Os métodos disponíveis para instalar seu sistema dependem da sua arquitetura.

Imagens do instalador para a stretch podem ser encontradas juntamente com o Guia de Instalação no site web do Debian.

O Guia de Instalação também está incluído no primeiro CD/DVD dos conjuntos de CDs/DVDs oficiais do Debian, disponíveis em:

/doc/install/manual/idioma/index.html

Também pode ser do seu interesse verificar a errata do debian-installer que contém uma lista de problemas conhecidos.

3.1. Quais as novidades do sistema de instalação?

Muito desenvolvimento foi feito no Instalador Debian desde seu lançamento oficial anterior com o Debian 8, resultando tanto em melhorias no suporte a hardware quanto em alguns novos recursos muito interessantes.

Nas notas de lançamento nós iremos listar somente as grandes mudanças do instalador. Caso você esteja interessado nas mudanças detalhadas desde o jessie, por favor, verifique os anúncios de lançamento das versões beta e RC do stretch disponíveis a partir do histórico de notícias do Instalador Debian.

3.1.1. Grandes mudanças

Portes removidos

O suporte para a arquitetura powerpc foi removido.

Novos portes

O suporte para a arquitetura mips64el foi adicionado ao instalador.

Seleção da área de trabalho

Desde a jessie, o ambiente de área de trabalho pode ser escolhido pelo tasksel durante a instalação e diversos ambientes de área de trabalho podem ser selecionados ao mesmo tempo.

Novos idiomas

Graças aos enormes esforços dos tradutores, o Debian agora pode ser instalado em 75 idiomas, incluindo o Inglês. A maioria dos idiomas está disponível para instalação tanto na interface de usuário baseada em texto quanto na interface de usuário gráfica, enquanto alguns só estão disponíveis na interface de usuário gráfica.

Os idiomas que só podem ser selecionados usando o instalador gráfico, já que seus conjuntos de caracteres não podem ser apresentados num ambiente não-gráfico, são: Amárico, Bengali, Dzongkha, Gujarati, Hindi, Georgiano, Kannada, Khmer, Malaiala, Marathi, Nepalês, Punjabi, Tamil, Telugu, Tibetano e Uyghur.

Inicialização UEFI

O instalador da stretch melhora o suporte para uma grande quantidade de firmware UEFI e também suporta instalação em firmware de 32 bits com um kernel de 64 bits.

Observe que isso não inclui suporte para UEFI Secure Boot.

Novo método para nomear interfaces de rede

O instalador e os sistemas instalados usam um novo esquema de nomeação padrão para interfaces de rede. ens0 ou enp1s1 (ethernet) ou wlp3s0 (wlan) substituirão os legados eth0, eth1, etc. Veja Seção 2.2.9, “Novo método para nomear interfaces de rede” para mais informação.

Imagens multi arquitetura agora são amd64 por padrão

Uma vez que PCs 64 bits têm se tornado mais comuns, a arquitetura padrão em imagens multi arquitetura agora é amd64 em vez de i386.

Conjuntos completos de CDs removidos

Os conjuntos completos de CDs não são mais construídos. As imagens de DVD ainda estão disponíveis, assim como a imagem de CD netinst.

Também, como o instalador agora oferece uma escolha facilitada para a seleção de ambiente de área de trabalho pelo tasksel, somente o CD#1 do Xfce permanece como um sistema de área de trabalho em CD único.

Acessibilidade no instalador e no sistema instalado

O instalador produz dois bipes em vez de um ao inicializar com o grub, assim os usuários podem saber que eles devem usar o método grub de edição de entradas.

O ambiente de área de trabalho MATE é o ambiente padrão quando for usado brltty ou espeakup no instalador Debian.

Adicionado suporte a HTTPS

Foi adicionado suporte a HTTPS no instalador, tornando possível baixar pacotes a partir de espelhos HTTPS.

3.1.2. Instalação automatizada

Algumas mudanças mencionadas na seção anterior também implicam em mudanças no suporte do instalador para instalação automatizada utilizando arquivos de pré-configuração. Isso significa que, caso você tenha arquivos configuração preexistentes que funcionaram com o instalador jessie, você não pode esperar que esses funcionem com o novo instalador sem modificação.

O Guia de Instalação possui um apêndice atualizado separado com uma extensa documentação sobre como usar a pré-configuração.