Primeiro apenas uma nota sobre reinstalações. Com a Debian, a circunstância de requerer uma reinstalação completa do seu sistema é muito rara; talvez falhas mecânicas de um disco rígido podem ser a causa mais comum.
Muitos sistemas operacionais podem requerer a instalação completa ser feita quando falhas críticas são descobertas o quando são necessárias atualizações para novas versões do SO. Até mesmo caso uma nova instalação completa não seja requerida, os programas deverão ser freqüentemente re-instalados para funcionar adequadamente no novo SO.
Sob a Debian GNU/Linux, é muito mais provável que o sistema seja reparado ao invés de substituído, caso algo saia errado. A atualização nunca requer uma completa reinstalação; você poderá sempre atualizar seu sistema. E os programas são, em sua maioria, compatíveis com lançamentos de OS sucessivos. Caso uma nova versão do programa requeira uma nova versão de um software, o sistema de empacotamento da Debian se assegura que todos os programas necessários estejam automaticamente identificados e instalados. O ponto é, muito esforço foi colocado para evitar a necessidade de reinstalação, assim pense que isso seja uma última opção. O programa de instalação não está preparado para fazer reinstalações através de um sistema operacional existente.
Aqui está o mapa da mina dos passos que deverá seguir durante o processo de reinstalação.
Faça o backup de dados ou documentos existentes no disco rígido que deseja instalar o sistema.
Obter informações sobre seu computador e documentação necessária antes de iniciar a instalação.
Crie o espaço na tabela de partição para a Debian em seu disco rígido.
Localize e/ou baixe o programa de instalação e qualquer arquivos de controladores especializados que sua máquina precise (exceto para usuários que possuem o CD da Debian).
Configure tapes de inicialização/disquetes/cartões de memória USB ou coloque os arquivos de partida (a maioria dos usuários de CD da Debian podem inicializar a partir de um dos CDs).
Inicie o sistema de instalação.
Configure uma placa de rede.
Abra uma conexão ssh com o novo sistema.
Conecte ou ou mais DASDs (Direct Access Storage Device - Dispositivo de Armazenamento de Acesso Direto).
Crie e monte as partições que terá o sistema Debian instalado.
Assista o download/configuração/instalação automática do sistema básico.
Instale um gerenciador de partida que poderá iniciar a Debian GNU/Linux e/ou seu sistema existente.
Carregue o novo sistema instalado pela primeira vez.
Se tiver problemas durante a instalação ele lhe ajudará saber que pacotes estão envolvidos com quais passos. Faremos a introdução dos programas atores neste drama da instalação:
O programa de instalação, debian-installer
, é
a parte fundamental deste manual. Ele detecta e carrega os controladores
de dispositivos apropriados, utiliza o dhcp-client
para configurar uma conexão de rede, executa o
debootstrap
para fazer a instalação dos pacotes do
sistema base e executa o tasksel
para permitir a
você instalar certos software adicionais. Muito mais atores fazem pontas
neste processo e o debian-installer
completará sua
tarefa quando carregar o novo sistema pela primeira vez.
Para acertar o sistema de acordo com suas necessidades, o
tasksel
lhe permite optar pela instalação de vários
conjuntos pré-definidos de softwares, como um servidor Web ou um ambiente
Desktop.
Uma opção importante durante a instalação é quando ou não instalar o ambiente de desktop gráfico, constituído pelo X Window System e um dos ambientes de desktop gráficos disponíveis. Se você optar por não selecionar a tarefa “Ambiente desktop”, você terá somente um sistema relativamente básico, orientado por linha de comando. Instalar a tarefa de Ambiente desktop é opcional pois requer uma grande quantidade de espaço em disco, e porque muitos sistemas Debian GNU/Linux são servidores que realmente não tem nenhuma necessidade para uma interface de usuário gráfica para fazer o seu trabalho.